Você está visualizando atualmente Por que devemos todos trabalhar para melhorar os níveis do letramento financeiro?

Por que devemos todos trabalhar para melhorar os níveis do letramento financeiro?

Nessa primeira newsletter do ano, trago um tema que tem me chamado muito a atenção e acho que você deveria se inteirar também porque diz respeito a todos nós como sociedade. Falo do letramento financeiro do brasileiro.

Em novembro de 2023, o Banco Central do Brasil e o Fundo Garantidor de Crédito (FGC) divulgaram resultados de uma pesquisa que fizeram em parceria. Três aspectos foram considerados para identificar o nível de letramento: comportamento financeiro, atitude ao fazer escolhas financeiras e conhecimentos financeiros.

Separei aqui alguns dados da pesquisa:

📌​ Em comportamento financeiro, os brasileiros atingem o nível mais alto entre as três categorias analisadas (67,8 em uma escala de 0 a 100).

  • 81,8% dos entrevistados afirmam que sempre ou frequentemente pagam contas em dia.

  • 81,4% responderam que pensam se podem pagar uma conta antes de realizá-la.

  • 79,6% dos indivíduos responsáveis pelas decisões financeiras adotam mais de uma medida de controle de orçamento

📌​ No quesito atitude ou postura financeira, a pontuação média foi de 53 (em uma escala de 0 a 100).

  • 42,7% discordam e 37,3% concordam com a afirmação “me sinto mais satisfeito ao gastar dinheiro do que guardá-lo a longo prazo”.

📌 A média em conhecimento financeiro também foi de 53 (em uma escala de 0 a 100).

  • Apenas 14,3% conseguiram fazer um cálculo de juros simples.

Pois é, pessoal! Eu acho que para uma sociedade mais equilibrada em termos econômicos, elevar os índices do letramento financeiro é um desafio que precisa ser encarado.

Vale mencionar que o próprio estudo destaca que o “letramento financeiro da população brasileira ainda tem espaço para melhoria, em especial em alguns grupos sociodemográficos específicos como mulheres, idosos e população de baixa renda”.

Eu que acompanho muitas empresas no meu dia a dia, observo o quanto é vital para a evolução dos negócios que os empreendedores se cerquem de informações sobre finanças.

Que tal um papo sobre o assunto para um 2024 confiante e promissor? Vamos marcar uma call?

Deixe um comentário