Já tem um tempinho que quando penso sobre os rumos do meu próprio empreendimento, a Vibratto, uma palavra ronda a minha cabeça: ecossistema.
Basicamente, ecossistema é um conjunto de ofertas de serviços e/ou produtos proprietários ou de terceiros que disponibiliza centenas de operações e atividades possíveis ao público, facilitando o acesso e permitindo a sinergia exponencial de suas múltiplas conexões.
O que mais me fascina no conceito de ecossistema é que permite a abertura para novas parcerias e obriga os integrantes a uma postura muito mais colaborativa do que competitiva.
Em outubro desse ano, participei da 28ª Convencon (Convenção dos Profissionais de Contabilidade do Estado de São Paulo) e o Pedro Nery, um profissional da área contábil que admiro muito também falou em ecossistema em sua palestra e foi muito inspirador ouvi-lo.
Por que pensar em ecossistemas?
Para o pequeno negócio, especialmente, fazer investimento em melhorias que podem levar a empresa para novos patamares, mas é muito custoso e pode demorar bastante tempo até que se chegue a um ponto de maturidade para dar esses passos. Com as parcerias estratégicas esse caminho pode ser encurtado e a empresa ganha acesso a diferentes tecnologias ou recursos para melhorar seus processos.
Ao estar inserida em ecossistemas, a empresa consegue focar no que faz de melhor e aumentar suas margens de lucro e também a produtividade.
Mas como se estabelece um ecossistema?
É lógico que falar sobre ecossistema é muito mais fácil do que implementá-lo. Para funcionar, o ecossistema precisa de um pool de empresas olhando na mesma direção.
Eu vejo que para acontecer e ter sucesso, um ecossistema deve estar fundamentado em algumas premissas.
#1 Propósito
Empresas sintonizadas no mesmo propósito, ainda que oferecendo soluções diferentes, é fundamental para o sucesso das parcerias.
#2 Ganha-ganha
Os negócios que integram um ecossistema precisam ter visão cooperativa e buscar equilíbrio e benefícios para todas as parcerias e, sobretudo, para o cliente.
# 3 Objetivo
Mesmo que formado por um coletivo de empresas com serviços complementares, um ecossistema precisa ter metas, foco e objetivos como qualquer negócio isoladamente.
E você? Acredita no potencial do ecossistema para o desenvolvimento de negócios? Deixe para mim nos comentários.